segunda-feira, 4 de abril de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA

Boa tarde pessoal! E ai como foram de fim de semana? Como passa rápido não!? Segunda é sempre aquela correria... junta tudo...o que ficou por fazer na sexta com toda a rotina de começo de semana... Pobre segunda-feira... odiada por tantos ... mas para dar um “upgrade” nessa preguiça nada melhor do que tomar um cafezinho aqui e outro ali... ainda mais com esse tempinho que está querendo virar... acho que finalmente o Outono chegou... a partir de agora as pessoas voltam a procurar as ‘bebidas quentes’ para os dias frios... e assim começam as histórias da estação...
Falando em história hoje vou contar um pouquinho da história do café... Vocês já pararam para pensar como o café foi descoberto e depois como ele chegou ao Brasil?? Acreditem, foi quase uma pequena novela essa história....rs
Conhecida como a “Lenda de Kaldhi”, essa conta que a descoberta dessa célebre frutinha deve-se a um lance de sorte de um pastor etíope (o jovem Kaldhi) e de suas cabritinhas. Conta a Lenda que o Jovem Kaldhi passeava com suas cabritas no interior de um vilarejo, onde hoje é a atual Etiópia, no nordeste da África. De repente, ele observou que suas cabritinhas estavam saltitantes e felizes e ficou então interessado no que teria deixado as cabritas daquela maneira. Ao observar mais de perto, ele viu que seus animais mastigava folhas e frutos de um arbusto diferente... Kaldhi então resolveu provar daquelas frutinhas e percebeu um sabor adocicado e irresistível se sentindo até mais animado, graças ao efeito estimulante daquela polpa. Foi ai que correu para o vilarejo para espalhar a notícia de sua descoberta. 
 Essa narração é o mais remoto registro sobre o café (575 a.C.) e apesar de romanceado, contém algumas informações reais como a origem das frutinhas no nordeste da África.
Khaldi e suas cabras:



Há registros de que o povo local tenha iniciado o consumo do café em forma de fruto, comendo sua polpa macerada... Documentos históricos registram que apenas por volta do ano 1000 as cerejas de café seriam fervidas em água, ainda com fins medicinais.
Foi apenas alguns séculos depois, nos anos de 1300, é que se desenvolveu a torra... e foi esse o estopim para o sucesso da bebida. Com a torração o café ganhou aromas e sabores muito mais ricos, ficando interessante para ser tomada em casa ou em encontros, ganhando então sua popularidade.
Mas foi só em 1616 depois que um holandês conseguiu secretamente algumas sementes férteis é que se teve o início da expansão do cultivo de café pelas colônias da Ásia, da África e nas Américas, cujo clima era amis propício para o seu desenvolvimento.

Mas como foi que o café chegou ao Brasil??? Bem essa é uma outra parte bem interessante da história....

Segundo consta, deve-se a uma ordem do capitão-general João de Maia da Gama, ao sargento-mor Francisco de Melo Palheta, em 1727. Sua missão era acompanhar a demarcação de limites com a Guiana Francesa, onde o governador do país vizinho, havia mandado arrancar o padrão com o escudo português plantado na fronteira entre as duas colônias. Porém uma outra missão estava bem explícita em seu regimento: Obter mudas de café, cultivado com sucesso naquele país desde 1719.
Essa missão não seria fácil, já que uma rigorosa fiscalização impedia a saída do café com pergaminho.
Segundo registros, após resolver a questão militar, o sargento foi a capital do País, Caiena, para agradecer pessoalmente ao governador pela atenção para resolver a questão.
Para sua surpresa, fora recebido pela esposa do governador, a bela Madame D’Orvilliers, e foi a seu convite que experimentou pela primeira vez na vida uma xícara de café e lamentou de forma sedutora não haver no Brasil tal arbusto.
Foi durante um passeio pelo cafezal, sob a permissão do marido, que a madame ofereceu gentilmente “uma mão cheia de pevides de café, praticando a galanteria de ser a mesma que lhas introduziu no bolso da casaca” para que Palleta pudesse renovar, quando regressasse ao Brasil, o prazer que experimentara.
Sargento Palheta:


Assim, o sargento voltou “não apenas com uma quantidade muito maior de sementes, mas também com cinco pés de Coffea arabica”.
O café iria percorrer então dezenas de Estados, chegando ao Rio de Janeiro, a São Paulo e a Minas Gerais, onde seu plantio se estabeleceria e estimularia o desenvolvimento econômico desses Estados, tornando o Brasil o maior produtor mundial de café como é atualmente.
Bem espero terem gostado da História... foi contada de forma breve mas acho que deu pra ter uma noção do quanto o café é antigo e como foi curiosa sua história... bem “jeito café...” rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário